Como é feito o exame de aptidão física?

O  Exame de Aptidão Física (EAF) é o exame físico realizado e alguns concursos e até empregos como necessidade do candidato comprovar que fisicamente tem capacidade de assumir a função. Os concursos mais conhecidos em que se são cobrados tais testes são os policiais como Polícia Militar, Civil, Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Militar de Engenharia, mas há alguns outros. É de caráter eliminatório em concursos e vagas de emprego e funciona como um segundo teste depois da prova escrita. Só fazem o EAF quem for aprovado na parte física primeiro.

Cada concursos ou processo seletivo tem uma quantidade de exercícios a serem pedidos que não são longos e querem provar se seu corpo funciona bem com esforço e sua saúde é plena. No geral os exercícios cobrados são corrida, abdominais, flexões de braço horizontal e fixa. Levando em consideração a diferença biológica entre homens e mulheres, a carga dos exames de aptidão física das mulheres tende a ser melhor. Exemplo: enquanto os homens necessitam fazer cinco barras, as mulheres são apenas três. 




As etapas são:

Corrida – depende da instituição. Em alguns casos a regra é correr 12 minutos o máximo de distância que conseguir. Em outros é determinada a distância, como 10 km, 5 km, depende da necessidade da instituição.

corrida no EAF

Corrida para exame de aptidão física

Flexão deitada – homens e mulheres devem ficar com o corpo de frente para o solo e braços na lateral do tronco e erguer o corpo apenas usando a força dos braços. Homens ficam com joelhos esticados e acima do solo, com o apoio na ponta dos pés. As mulheres devem ficar com joelho no chão para ajudar no movimento. Alguns processos seletivos determinam a quantidade a ser executada, outros apenas o tempo e o candidato deve fazer o máximo que conseguir.

exame de aptidao fisica flexão deitada


exame de aptidao fisica flexão deitada mulher

Flexão de braços em barra horizontal fixa – conhecida como barra, o candidato deve erguer o corpo com os braços para ultrapassar a cabeça na barra. No geral são cinco repetições para homens e 3 para mulheres, mas a quantidade pode alterar e há quem peça por tempo também.

exame de aptidao fisica flexão barra

Abdominal supra – pode ser pedido em quantidade ou por tempo. Trabalha a musculatura superior do abdome e é conhecido como abdominal simples também, o mais popular. O exercício é feito com joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos deve erguer o corpo sem ajuda das mãos o mais próximo do joelho possível.

exame de aptidao fisica abdmonial supra

Como ser aprovado no exame de aptidão física

Ninguém ganha resistência do dia para a noite, então quanto antes começar seu preparo melhor. O segredo é evoluir aos poucos. Se sua meta é de 10 km de corrida, deve tentar na primeira semana ao menos 2 e depois ir aumentando a carga até alcançar seu objetivo. Um preparador físico pode ser de grande ajuda.

Pesquise sobre a prova que vai realizar e quais os exercícios e regras do processo seletivo o quanto antes. Não adianta ter como meta uma corrida de 20 km se você ainda tem outras provas. Um treino de força com musculação é essencial para quem for fazer flexão de braços em barra horizontal fixa.


Deixe um comentário