Como é feito o exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia é um processo laboratorial focado em analisar o cólon e o reto. Como é feito diretamente nesses órgãos, é muito mais completo que uma radiografia e outros exames. A proposta do exame olhar diretamente o cólon do útero(o seu intestino grosso) sem interferências e poder diagnosticar doenças ou preventivo em caso de algum sintoma relacionada a essa parte do corpo. O exame não é pedido com frequência se não houver motivos e qualquer médico pode pedir, mas no geral são o endócrino e gastro.

exame-de-colonoscopia




O cólon é uma das partes do corpo mais ignoradas quando se trata de doenças, mas infelizmente uma das mais comuns de surgirem problemas. O mais grave é o câncer de cólon, mas há muitas outras enfermidades possíveis para quem não cuida da saúde e não tem uma alimentação diferenciada. O principal é ir ao médico com frequência e analisar o comportamento do seu intestino. Em caso na parte inferior da barriga, sangramento nas fezes, dor no reto, ardência ou incômodo ao sentar, um médico deve ser procurado.


O exame de colonoscopia passo a passo

O aparelho usado para o exame é chamado de colonoscópio, com um tubo longo e flexível e uma câmera na ponta para permitir a filmagem de toda a área a ser examinada. O comprimento total pode chegar a 1,85 m e com diâmetro variável entre 1,0 e 1,3 cm. O comprimento pode assustar alguns pacientes, mas lembre-se que o intestino faz várias curvas ao longo do corpo e este é o comprimento dele, mesmo que não pareça. A proposta é ir do reto até o começo do cólon, no intestino delgado. O diâmetro também é pequeno para que a passagem seja livre e sem causar dor ou dificuldade. Não há dor durante o procedimento.

O exame é feito com o paciente deitado na posição lateral com a introdução do aparelho pelo ânus. O tubo é introduzido aos poucos e gravando todo o caminho para que as imagens possam ser analisadas com calma, transmitidas ao vivo para o médico ao lado em um monitor. O aparelho é articulado e pode girar em em diversas posições, facilitando as filmagens para a melhor análise da parede do intestino e possíveis problemas ou anomalias.

O mesmo aparelho também permite introduzir uma pinça para remover material do intestino para análise. Caso seja encontrada alguma anomalia, retira-se uma amostra, envia para laboratório para analisar no mesmo momento, sem submeter o paciente a um novo procedimento.

Uma variante deste exame é a retossigmoidoscopia, um exame mais rápido e mais curto feito para analisar apenas até o cólon descendente. Este pode ser pedido se há suspeita de lesões tumorais nas áreas do reto, sigmoide e cólon. Em ambos os exames há uma preparação pedida pelo laboratório alguns dias antes como ir em jejum, tomar um medicamento para limpar o intestino e um para gases. Não é preciso cortar itens da alimentação dias antes ou uma especial. Mas não se preocupe que toda a orientação será dada quando o exame for marcado, que no geral é feito por agendamento e não ordem de chegada.


Deixe um comentário