Exame da ordem 2017 – OAB

O Exame da Ordem ou Teste OAB é a prova realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil para os estudantes de direito que desejam exercer a profissão de advogado. Apenas estudantes que tenham concluído o curso de direito podem prestar o exame, onde são testados seus conhecimentos teóricos para saber se o profissional tem capacidade teórica e prática de exercer a advocacia. Sem a aprovação no exame da OAB não é possível conseguir o registro no órgão e com isso o profissional não poderá advogar. Exercer a profissão sem o devido registro é proibido por lei e quem o fizer, poderá sofrer consequências penais.

Porque devo fazer exame da OAB?

Como já dito anteriormente, o exame da OAB habilita o bacharel em direito a advogar. Somente em posso da carteira da OAB, com seu número de inscrição, o advogado pode exercer sua profissão. Quem não possui a inscrição na OAB e exerça a função usando o nome de Advogado poderá a qualquer momento ser denunciado e responder pelos seguintes crimes:




Crimes de Estelionato: Art. 171 CP– Que é obter vantagem ilícita de natureza patrimonial, mantendo a pessoa em um erro, mediante forma ilusória, ou qualquer meio fraudulento.

Pena: pode ser de reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Uso de documento falso: Art. 297 – Nada mais é do que falsificar documento público/documento público verdadeiro ou alterá-lo em qualquer porcentagem.

Pena: reclusão, de dois a seis anos, e multa.

Falsidade ideológica: Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa de que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

Pena: reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Crime de falsa identidade: Art. 307 –Atribuir-se ou atribuir à terceira falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outra pessoa.

Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

como fazer o exame da ordem OAB

Informações sobre o exame da OAB de 2017

Acontecem três provas durante o ano, devidamente anunciadas no Diário Oficial da União (DOU) e veículos de comunicação, assim como no próprio site da OAB. A prova consiste em duas etapas: 80 questões de múltipla escolha como primeira fase e os aprovados farão um teste prático-profissional com uma peça profissional e quatro questões. Só realizam a segunda etapa os aprovados em mais de 50% na prova de múltipla escolha.


Por ser considerado um dos exames mais difíceis do Brasil, a taxa de aprovação é realmente baixa. Não há concorrência para vagas, é apenas você contra você. Em alguns anos a taxa chegou de apenas 11% de aprovados dos mais de 100 mil que fizeram a prova em um ano. É um dos testes com maior índice de reprovação do Brasil, superando diversos vestibulares.

Dicas para ser aprovado no Exame da Ordem 2017 – OAB

Todo mundo conhece alguém que tentou prestar a prova mais de duas vezes, em alguns casos mais de cinco vezes e não conseguiu a aprovação. Ser um bom aluno durante os anos de faculdade ou universidade ajuda, mas estudar conteúdo específico para a prova também é importante. Os profissionais da área indicam se inscrever no Exame da OAB assim que finalizar os estudos universitários para aproveitar o conhecimento ainda de fácil acesso na mente.

Como toda prova de concurso, calma e tranquilidade é crucial. As questões são repletas de pegadinhas e textos longos e uma mente ansiosa pode se dar mal apenas em não conseguir interpretar direito os enunciados. O ideal é começar o seu preparo psicológico também. Atividades físicas ajudam a melhorar o humor e a tensão, em especial quando você fica nervoso em situações como testes.

Resolva provas anteriores. A melhor forma de saber como vai se sair em um teste é conhecendo o estilo de prova, além de ser uma forma de testar seus conhecimentos. Resolva questões dos testes mais recentes e após conferir o gabarito, procure por vídeos de correção online para verificar seus erros.

Tenha em mente que seu futuro não depende de um único teste. Há três provas por ano, mais oportunidades de refazer a prova. Mas a cada reprovação é importante avaliar os motivos que levaram ao insucesso e trabalhar em cima deles. Não adianta sair da prova triste e fazer as mesmas coisas até o próximo edital, ou terá o mesmo resultado. Foque nas disciplinas que foi ruim na primeira avaliação, revise o que já sabe e muita calma na próxima prova.

Calendário do exame da OAB 2017

As provas da OAB desse ano estão previstas em três momentos. tome nota e não perca os prazos. Confira

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura: 31/01/2017
Período de Inscrição: 31/01//2017 a 10/02/2017
Prova Objetiva – 1.ª fase: 02/04/2017
Prova prático-profissional – 2.ª fase: 28/05/2017

XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura 30/05/2017
Período de Inscrição 30/05/2017 a 09/06/2017
Prova Objetiva – 1.ª fase 23/07/2017
Prova prático-profissional – 2.ª fase 17/09/2017

XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura 19/09/2017
Período de Inscrição 19/09/2017 a 29/09/2017
Prova Objetiva – 1.ª fase 19/11/2017
Prova prático-profissional – 2.ª fase 21/01/2018


Deixe um comentário