Exame de beta HCG é confiável?

Para entender porque confiar ou não no exame de beta HCG é preciso entender para que serve este hormônio. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) é uma substância produzida pelo trofoblasto, parte do corpo que dá origem a placenta quando a mulher está grávida. Faz parte do processo de implantar o embrião e manter a gestação e por isso o HCG é produzido apenas na gravidez. Pode ser detectado na urina e no sangue, dando origem ao exame de sangue para a gravidez e o exame de urina, as famosas tiras vendidas em farmácia.

exame beta HCG




Existem dois tipos de exame beta HCG: o exame de sangue e o realizado em farmácia sozinha em casa. O hormônio HCG está presente na gestante tanto na urina como no sangue da gestante, então as duas formas são possíveis de detectar. Feito com exame de sangue a análise é feita em uma coleta em laboratório com o resultado em algumas horas ou até na mesma hora. Já no exame de urina você deve comprar o produto em uma farmácia, colocar em contato com a urina por alguns segundos ou minutos e aguardar o resultado com a mudança da cor da fita em uma reação do HCG com a fita.


O exame de beta HCG é mesmo confiável?

Há diversos fatores que tornam o exame beta HCG confiável ou não. O conhecido como teste de farmácia, da reação do produto com a urina, pode constantemente dar resultado negativo quando a urina está diluída demais, ou seja, não é a primeira urina do dia. Nas primeiras semanas de gestação a quantidade hormonal é bem menor na urina também e o resultado pode ser negativo quando na verdade a mulher está grávida. Há ainda a estrutura do hormônio luteinizante (LH), muito parecida com o HCG e por isso pode confundir a fita. Ou seja: a quantidade de motivos para o teste de farmácia dar errado é muito grande, tornando o exame não confiável. É comum as mulheres optarem pelo exame de urina para gravidez porque é mais simples, prático e barato, mas sempre é bom lembrar que um positivo é sempre positivo, mas negativo nem sempre é um resultado real.

Já o exame de sangue para gravidez é feito com uma pequena amostragem e detecta qualquer presença do beta HCG em seja qual for a quantidade, por isso é considerado o mais preciso e confiável. Também indica a quantidade de HCG no sangue, por isso dá para precisar em quantas semanas ou até a data da gestação exata. Uma das principais vantagens do exame de sangue é de saber pela quantidade do hormônio e não visualização do feto se há algum problema e indicar tratamento médico ou precauções durante a gestação.

Mas mesmo com exames preciso como o de sangue o resultado pode ser um falso positivo. Há doenças raras como hidatiforme, um tumor formado por algum erro na gravidez que mantém a produção de HCG e os resultados para gravidez são positivos, mas não há gestação. Mas até o momento é o exame de gravidez o considerado mais seguro e preciso.


Deixe um comentário